quinta-feira, 30 de junho de 2016

Uruguay, coisa mais charmosa.

Uruguay
Por alguma razão inexplicável, mesmo tendo tanta adminiração pelo país, nunca tinha ido ao Uruguay antes dessa ida com Ivone em junho de 2016.
Demorei, mas, como já esperava, fiquei encantado.
E melhor não poderia ter sido por tivemos a deliciosa companhia de nosso agentes turísticos Claudia e Gilberto.
Fomos num voo da Gol e, claro, prá variar, sempre com problemas pois, de fato, é uma aérea de muito baixa qualidade no atendimento ao passageiro. Mas enfim, voamos e voltamos, e falemos sobre o Uruguay que é o melhor.
Como chegamos tarde, preferimos pegar um transfer direto para o hotel. É um Remis (carro de aluguel) do Sr. Miguel Ordoqui: Fone 598 94 496 367 (custo 45 dolares). Nada de esepcial e meio caro, mas se não tiver nenhum outro....

Alugamos carro Sixt através do contato com o sr. joaquin.alvarez@sixt.com.uy
Fone 093946302
Foi tipo 30 dolares ao dia com seguro total franquia de 800 dolares. Nos cobrou 40 dolares para trazer no hotel. Funciono tudo direitinho, mas era um carrinho chines, que nem lembro o nome... O carro estava novinho, depois que ficar velho... huumm, não sabemos.

Para começar, que tal ler, se já não tiver conhecido, alguma coisas dos famosos escritores uruguaios
Mario Benedetti, Eduardo Galeano e Carlos Garden.

Montevideo
Cidade bonitinha, charmosa e, principalmente, calma.
Fizemos bons passeios pelo centro histórico. Nada além do que o indicado pelas oficinas de turismo.

Passeamos um pouco por uma enorme feira, no centro - Feria Tristán Navarvaja, aos domingos, que fica no cruzamento da 18 de Jullio com a própria Tristán Narvaja. Enorme, tem tudo que é tralha, bem local.
Numa esquina qualquer, coma un choripan en laparrilla.
Da revista da Gol, anotamos algumas cositas. Medio y medio bebida vinho branco e espumante. A bebida nasceu na Casa Roldós, no Mercado del Puerto fundado em 1868.
Uvita outra bebida Baar Fun, que tem 121 años. É um lugar bem bacana, com uns tangos, mas bem turístico. Mas vale uma bela noitada. Fizemos reserva antes.
O Chivito sandwich tipo hamburger e se come nos carritos, que são os traillers.

Claroq ue todos vão ao mercado comer muita carne, beber e comer empanada.
Tem uma área pedonal perto da igreja Da matriz com uma feira de artesanato

Cidade Velha e Centro Histórico. Saindo do do centro histórico, afastando-se do sul tem a av. 18 jullio. Ali tem o bar San Rafael. (lugar frequentado por Mario Benedetti).

Hoteis
Ficamos em junho de 2015 no Dazzler Hotel (21 de Setemebre, 2172 - bairro Punta Carretas) por US$110 a diária, que foi mais caro pelo booking do que se fizessemos direto pelo hotel. É uma rede no MercoSul bem bacana, mas sempre com hoteis meio grandes e modernosos. Mas muito bons.
No bairro muitos restaurantes e bares bons, e tem o tal Shopping com o nome do bairro.

Em frente está sendo construído um Ibis, que promete, pois a localização é muito boa.

Ficamos um dia no Ibis mais perto do centro. Tudo normal, como todo Ibis. Tem estacionamento grátis na frente. Calle La Cumparsita 1473 Rambla
Restaurantes
Um importante detalhe: pagando com cartão de crédito internacional, descota-se o IVA (-22%), que é uma boa, mesmo com o nosso IOF alto.

La botegga restaurante italiano muito bom mesmo. Fica fora dos circuitos turístico. Calle Luis B. Cavia 2644. Comemos uma picada de entrada por 650 pesos (22 US$), uns raviolis que custaram em torno de 490/500 pesos com um delicioso Alamo Malbec por 430 pesos. E saíamos muito felizes desse lugar. Só frequentado por senhores e senhoras locais. Delicia!

La Otra Parilla, que fica no bairro Pocitos (Tomás Diago 758. Fone: (+598) 2711 3006), bem perto do hotel Dazzler um lugar de carne muito bom, perto do hotel Dazzler. Uma excelente carne, num lugar charmoso.

No Mercado Central, ah!@ que delicia de lugar!, tem Verônica, que é bom e tem o melhor, que é o Le Palenque que é sensacional. Eles tem  uma filia em Punta del Este tb). Atenção porque ele fecha sempre final da tarde tipo 17 ou 18 horas e não abre segunda (Lunes). Sensacional e caro é o Bife de Ancho con Hueso 900 pesos (US$30). Para acompanhar, tomamos um Gimenez Mendez Merlot por 600 pesos

Sugestões das revistas da Gol e da Azul:

Cafe Brasileiro, fundado em 1877, frequentado por Galeano
Restaurante Tailandês Co PI Pi
Pampulhiha, polvo
Bar El Tinkal Calle Dr Emilio Frugoni, 853 parque Rodó. Tem animada happy hour e um belo por do sol. Diz a revista da Azul que é um dos melhores chivitos.
Restaurante Rara Avis, chiquerrimo. Fica no Teatro Solis, na Calle Buenos Aires, 652
Restaurante Hemingway. Rambla República do Mexico, 5535
Bar 62 bairro Pocitos, tem sushis e lanches. Fica Calle Miguel Barreiro, 3301
Restaurant Es Mercat, especializado em frutos do mar. É rústico e simples mas a Revista da Azul diz que é bom. Fica Calle Colón, 1550 na Ciudad Velha.

Vinhos

Dois bons lugares para comprar vinho:
Esencia Uruguay no centro histórico, na Peatonal Sarandi 359 e Iberpark, que fica na Calle Soriano 1249. Fomos muito mal atendidos, mas boa variedade com muito bons preços

Algumas sugestões de bons Vinhos do Iberpark:
Bouza merlot
Bouza MonteVideo - 1200 pesos (curioso é que esse estava no DuttyFree de saída por 1400 pesos, não tão mal, portanto.
Gimenes Mendez Tana Premium - 520 pesos
Bouza Merlot Tanat - 495 pesos

Colônia

No caminho, sempre bom uma paradinha para conversar com os locais...
Linda, linda, linda... para ficar e relaxar!
Subir no farol e ver o por do sol, sensacional.

Hoteis

Ficamos no Las Terrazas Hotel, por US$288.00 (3 diarias, em junho de 2016). Um charme. Tudo muito, muito especial.

Outras dicas de queridos amigos, verificamos in loco e gostamos da cara de todos: Mansion del Virrey (Virginia) e Pousada don Antônio (Leila)

Bares e restaurantes
Todos indicam um tal de Ugo de las cajistas, donde tem uma  milanesa especial. Fica, em teoria na plaza, mas não achamos. Achamos um muito bom e bem local, perto da rodoviária. Excelentes milanezes e chorizo.

Muito falado é o Drogstore, onde comemos umas allmejjas ao molho que estavam simplesmente  sensacionais, acompanhado de um um espumante, por 700 pesos

Restaurante Rio de la Plata, fica  perto do rio. Botecão maluco maluco, meio assim, nada especial. Estando a toa, apareça e toma um drink.

Para ver o por do sol no rio de la Plata, nada melhor do que sentar no bar El Torreón. Sensacional!
Tomamos um espumante Chandon 3/4 por 800 pesos (US$23) com um chorizo picado. Senha do wifi torreon1234.

Restaurantes Charco, com um balcão virado para o rio, sensacional. Tomamos um Narbona Tanat Rose, de Carmelo, (660 pesos) e comemos Medallion (590 pesos) e uma costela de cordeiro (650 pesos). Tudo sensacional . Ah! é também um hotel. A conferir.

Restaurante Mesón de la Plaza. Um amassa. Comemos Ravioli e Raviolones. Nada de mais, mas bom

Passear para Carmelo somente se tiver oportunidade de visitar vinícolas. Nossa amiga Celminha foi em uma sensacional. Depois conto. Uma amiga falou de um bom restaurante no caminho, parece que chamado Campotinto. Disse que a estradinha é linda.