domingo, 6 de outubro de 2019

Argentina: Jujuy, Tilcara y Salta

Argentina: Jujuy, Tilcara y Salta 

Tive sugestões de passeios de muita gente, como Lucila, Verônica, Marcela, Rodrigo, Andrea, Bonfim e tantos outros.Muito grato a todos. Vou misturar tudo já com minha impressões.
Vamos, então..

Jujuy

Cidade onde fica o aeroporto principal para a região. Também pode ser usado o aeroporto de Salta.
Um cidade arrumadinha, sem grandes atrativos, mas que vale a pena ficar para dar uma olha nos monumentos, praças.  A Plaza 9 de Julio é o local onde se pode comprar alguns artesanatos.

Hoteis

Fique no Hotel Alvear, que é muito simples, mas muito mesmo. Tem um péssimo café da manhã, sem nenhuma fruta. Diz o meu amigo Rodrigo que esse não é um hábito na região. 

Comer

A novidade por aqui é a carne de Llama, ainde vendo umas matérias na TV sobre a qualidade de carne que é mais saudável. E muito badalado também o Quinoa. Claro, como sempre os Tamales/Humitas (que são meio parecedios com nossa pamonha) e as empanadas. Em todos os cantos se encontra. Diz meu amigo Rodrigo que as melhores estão na Empanaderia Aranda, ao lado do hotel Alvear.
Restaurante Viracocha (comida regional), ainda não fui, mas todos dizem que é o melhor da cidade.
Comi uma parrilla na Parilla Jesus Mare (Calle Belgrano, 1250). Parece que andou mudando d enome e dessa forma não encontrei na internet. Estava bem bom, servido no sistema de Parilla (rodizio) por $700/U$13) por pessoa. Tomei um com vinho Cruz Alta 2016 por $360,00 (US7). Foi muito bom, lugar simples, não apresentam cardápio na chegada e no final não trouxeram a conta, só o valor. Não gosto disso!
Outra sindicações:
Chung king, também parillada, fica da Calle Alvear
Outra indicação é a La estancia parrilla
Sugestão de Lucila: comer no restaurante Manos jujeñas , que é de comidas regionais, o Tamales o Picante de pollo (não comi, mas isso é também um prato típico daqui.)
No Reggina, para comer pizaa
Tamales/Humita y empaandas no Jujuycito Resto bar cultural

Bailar y tomar vino em una peña 

Não pude ir a nenhum desses.Mas ficam as dicas.
Peña Apacheta Arte Nativo
La Casa de Jeremías
Peña El Coya

Purmamarca

Não fui, mas é a primeira cidade no roteiro Jujuy, Purmamarca, Tilcara e Humahuaca.
É aqui o tal Cerro de 7 colores. Coias a fazer nessa regiao|:

Visitar

Salinas Grandes
Pueblo Iruya
Serranias del Hornocai
Cuesta de Lapán
Cuervas del Wayra
Garganta del Diablo

Tilcara

Texto da amiga Verónica: "es hermoso para quedarse, es tal cual, un pueblito pequeño pero al mismo tiempo con muchos hospedajes muy bien puestos, porque es un lugar súmamente turístico. Creo que puede ser un lugar realmente inspirador, incluso para escribir o para descansar y desconectarte. Ahí hace mucho calor de día y frío de noche. Es característica de la zona esa amplitud climática o térmica, apenas se esconde el sol ya comienza el frío. Capaz podes traer algo de abrigo, aunque ahí también venden ropa, tejidos, etc la gente del lugar que monta todos los días una gran feria. Yo diría entonces que elijas el alojamiento en Tilcara."
Pois lá fiquei, pois era ali o Congresso que me trouxe até aqui.
Visitar: Pucará de Tilcara

Sugestão do amigo Alberto, ir na Peña Altitud 


Hamauacha

Tenha calma, muita calma. Aqui é assim... Relax total nessa pequena cidade muito simpática, com bons restaurantes e belos passeios. Bem frio à noite. Diz-me o guia Josée Luiz que no verão e um quente bem brabo, pois é muito seco.

Hoteis

Fique na Pousada Giramondo a vantagem é que é bem cêntrica, faz tudo a pé com tranquilidade. É bem fraquinha, tem quartos péssimos. Fiquei no número 04 que é bonzinho. Cama boa, pelo menos. O café da manhã é bem bom, tem frita e tudo. Paguei $ /U$ (outubro 2019)

Restaurantes

Jantei no Asiati restaurante. Muito bom, com uma boa empanada, e comi para experimentar uma Casuela de Llama, que estava bem bom ($320/U$6). 
Naquela noite estava tocando o grupo Suri sikuri, cinco quase jovens somente tocando músicas andinas. Muito bom. 

Almocei no  La Tuna Restaurante. Foi bom, comi um por 320,00. A empanada é boa mas é fruta, que eu não prefiro. Tem café expresso, mas é ruim. Conta total $500,00 sem propina. O Menu do dia por $250,00.

Visitar

Na cidade, caminhar pelas ruas, subir no monumento da independência, ver o pequeno museu e ficar a toa.
Um lindo passeio é contratar uma ida às montanhas Hornocal e depois ao Mirador de Cianzo. Custou $600 pesos. 
Por mais 400 pesos poderia descer ao poblito Cianzo e passar por mais dois poblito. Achei interessante, mas os que estavam no carro não quiseram. 

Nenhum comentário:

Colaboradores