domingo, 3 de abril de 2016

Caracas, Venezuela

Dicas de minha amiga Sabrina.
Vamos conferir todas...

A Venezuela é um país bem bonito e diverso e tem opções pra todos os gostos. Quando fomos, passamos nove dias e fizemos os seguintes roteiros:

começamos desembarcando no Símon Bbolívar em Caracas (dica: o câmbio lá é uma doideira... se puder troque apenas os dólares que irá precisar para o primeiro dia, porque no centro de caracas você troca bem os dólares por bolívares. dá pra ficar literalmente milionário!!! rs)
passamos só um dia em caracas e fomos até o centro, onde há alguns prédios interessantes e também onde se pode entender melhor o espírito do povo e da política venezuelana com seu polêmico chefito Chávez y el poder.

no dia seguinte pegamos um buzu na estación de autobuses e fomos a mérida, cidadezinha muito simpática no interior do país, onde se pode subir no maior teleférico do mundo (12km de trajeto) para estar no final da cordilheira dos andes (não sei como é nesse período, mas é bom levar um casaquinho básico e grosso porque rola neve). a cidade é super simpática e tem um clima bem cosmopolita (há gente do mundo inteiro morando por lá). a comida tb é boa e farta, principalmente nos italianos. por lá, passamos dois dias e voltamos a caracas.

não deixe de provar as arepas (é tipo o acarajé de lá). tem em todos os lados e lá pelo terceiro dia você já terá provado de vários tipos. (obs.: amo polvo - pulpo - mas não gostei muito da arepa que leva o bichinho...)

em caracas pegamos um outro autobus até maracay e de lá uma buseta (essa viagem é surreal. tem que estar com o espírito bem preparado!) para atravessar a reserva do parque henry pittier (que fica em um despenhadeiro) e chegar até a praia de choroní que é linda, porém bem cheia e popular. acho que fora dos fins de semana devem ser bem mais tranquilas. vale a pena pegar uma catraia e ir até a playa cepe, onde há algumas comunidades que produzem cacau e onde se vê bem a influência da mistura entre a cultura indígena e a cultura negra (fora do litoral a população é bem indígena mesmo ou branca...). muito bom esse passeio. lá em choroni a gente ficou em uma pousadinha bem bacana (não me lembro agora o nome, mas eu ainda tenho o cartão, vou procurar e te falo...) que não é das mais baratas, mas vale a pena. o desayuno é muito bom e o padrão de serviços também é bacana.

de volta mais uma vez a caracas, resolvemos fazer uma pequena loucura. havia um "paquete" para ir até los roques (arquipelágo de ilhas paradísiaco no meio do caribe, que fica a meia hora - 40 min de caracas no bimotor) que tinha um preço razoável. ainda tínhamos alguns bolívares e resolvemos investir. te digo que vale cada centavo de bolívar. o lugar é sensacional. o pacote incluía a van até o aeroporto, a ida e volta no bimotor, hospedagem pra uma ou duas noites (ficamos só uma), passeios de barcos para as ilhotas de águas azuis transparentes, café da manhã e jantar. no mais é comprar umas "botellas" de vinho em algum mercadinho da ilha principal onde ficam as pousadas e o farol e curtir a noite em um lugar fabuloso. dizem que esse passeio vale mais a pena do que o da Isla Margarita, para quem procura beleza, tranquilidade e exclusividade.

alguns outros lugares também muito recomendados não deu tempo de conhecer, como por exemplo a amazônia venezuelana e a parte do Maracaybo. a Venezuela é realmente um país surpreendente na sua diversidade geográfica e só com tempo pra conhecer os 4 cantos.

bom, acho que me excedi um pouco na quantidade de linhas... rs, mas é porque eu adoro mesmo falar dessa viagem que valeu muito a pena. de qualquer forma são algumas singelas sugestões. na internet também dá pra ver muita coisa. temos um guia ótimo da América do Sul que compramos para essa viagem. o guia é mais alternativo e por isso deu pra aproveitar dicas interessantes e econômicas. se vc quiser emprestado, é só combinarmos pra eu te entregar. temos também o mapa da cidade, do metrô de caracas, enfim uma série de quinquilharias que pode ser útil...

Nenhum comentário:

Colaboradores