quinta-feira, 29 de junho de 2017

Mendoza, Argentina

Mendoza, Argentina

A terra do vinho, cidade simpática, super arrumadinha e muito, muito arborizada. Um detalhe que me conta meu querido amigo Diego é que a cidade foi construída numa área que era um deserto - Cuyo, que é o nome da universidade, significa terra de areia. Portanto, tudo plantado, e bem plantado e lindo...
Umas páginas que ajudam, no geral:
Viagens y Bodegas
Rotas Gastronomicas de Mendoza (hhuummm)
Bodega Casa Cecchin, em Maipu, numa das rotas de vinho. Já fui e foi muito bom...

O passeio pelo ônibus Turísitco é fraquinho mas, sempre vale a pena. O problema é que tem muita burocracia para comprar o ticket. Não vale a pena comprar online, pois você compra o ticket online (e ainda me cobraram duas vezes!), mas não pode ir ao ônibnus direto, mesmo tendo uma parada em frente à sua localização. Tem que ir na Praça da Independência retirrar o ticket, mas... não acaba ai a novela: só consegue fazer isso se tiver ele impresso, ooppsss...como vou conseguir impresso se estou viajando e comprei justo online para poder agilizar? Inacreditável... A parte do passeio pelo Cerro da Glória é linda demais. Vale o sacrificio. A ida ao Mall Palmares é pura jogada comercial.

Nas estradas argentinas você encontrará uns santuários em homenagem a dois personagens muito especiais que vale a bucas a história: Gauchito Gill e Defunta Correa.

Hoteis

Argentina San Martin. Já fiquei e é muito simático. Simples e bom.
Princess hotel - já fiquei e é razoável. Nada demais. O café da manhã e bem fraquinho.
Na última que que fui com Ivone, em junho de 2017, ficamos num apartamento alugado via Airbnb. Casa de Debo (Aristides Villanueva, 391), que administra uns lugares aqui e também na Itália. A localização é sensacional e o preço razoável. A apartamento é bom e vale principalmente pela localização. Tem alguns problemas que não prejudicam sempr. No meu caso, fiquei 15 dias. A primeira semana foi tranquila mas a segunda, ao lado se hospedou um casal com bebê e o inferno foi total. Debo possui os dois apartamentos são geminados, ouve-se tudo...
É uma pena eles não prestarem atenção nos pequenos detalhes como, lençóis ruins, internet péssima e pouco utensilio na cozinha (coisas básicas). O nosso foi o apto 4 e creio que é o melhor, de fundos e sem barulho da rua. O número 3 é bom também. Tem que ter sorte de não ter barulhento do lado.
Para períodos pequenos, acho que ainda vale a pena.

Para comprar vinhos  tem a Sol y Vino e a Lucros (San Martin con Gutieres). Na Arisitdes tem a Casa de Vinos, que é bem boa e me pareceu ser com preços mais em conta.

Restaurantes

O restaurante Patrona é simplesmente maravilhoso. Bem loca, fora do roteiro turístico e com umas empanadas mui especial. Fiac na 9 de Julio, 656 (0261 4291057.
Gostei muito do El Patio de Jesús Maria, uma parrila muito boa mesmo. Atenção que como este é um restaurante de Córdoba, as empanadas aqui são fritas e não ao forno como é típico aqui em Mendoza. Fica Arisitides Villanueva com a a Boulogne Sur Mer (0261 429 6767. Tem também num centro comercial chamado Dalvian (Bodeguita, s/n no Parque Gral San Martin)
Maria Antonia. Fica na Belgrano, 1069. Não fui mas uns amigos da Universidade da Patagônia me indicaram como sendo excelente.
Ceibo é muito bom mesmo. Fica na 25 de Mayo, 871, em frente a Plaza Italia. Achei sensacional. Meio carinho, mas muito bom mesmo... Tire como ideia que a empanada custa em média de 8 a 10 pesos, neste é 15 pesos... (vejo que esses preços estão antigos, as empanadas já estão uns 25 pesos (Jun2017).  Mas é boa, muito boa. Comi um Javali com arroz de funghi, especial. Fone: 261 4202992
Anna Bristô. Muito bom e é um restaurante que fica aberto desde de manhã até tarde da noite. Fica na Juan B Justo, 161. Preços razoáveis, tipo Um Laureano Gomes Malbec por $302 (U$19) comi um Cerdo ao disco, muito bom, por $245 (U$15).
Um boteco bem interessante, sempre lotado de gente, é o Antares, na Aristides. Cervejas ótimas. Gosto da Imperial Stout, mais forte ($60/$110 =  U$3.6/6.7). As empanadita picantes são ótimas (porção de 3, por $73 (U$5).
Las donosas, também é um bom restaurante, fica na Chacras de Coria. Um casa interessante, comida boa, meio caro, mas vale o lugar. Tem um hotel também.
Um boteco imperdível é o Barloa. Algo muito mais do simples, popular mesmo, mas com um sanduíche de carne (a única opção) simplesmente sensacional... fica na esquina da San Martin com Juan Pablo Morales (na divisa entre a capital e Las Heras - veja no mapa aqui). 
O lugar é quase tosco, mas vale a ida. Preços super baratos.




Bodegas
Vistamos com Felipe Canedo, um cara muito bacana, indicado por nosso amigo Gilberto, num roteiro bem especial.
Primeiro fomos à Bodega de Carmelo Pati, uma pequena bodega mui linda. Abaixo o Sr Carmelo, uma simpatia, com nosso guia Felipe.




Depois fomos à Luigi Bosca e por último à Belasco de Baquedano, onde almoçamos.
Lindas bodegas e o almoço, apesar de caro, muito bom e lindo... A visita com o almoço custou $2000 (U$125). O restaurante chama-se Navarra.
Desgustação na Luigie Bosca:



Bodega Belasco de Baquedano







No outro dia fizemos o passeio para as Altas Montanhas, que foi muito bom também. Pagamos U$200 e preferimos ir com Felipe, como no outrod ia, em um carro somente nós.

Outro passeio bom, mas bem longe, é a Bodega Zucardi. A arquitetura é mui linda também. Vale o passeio. Na volta, tente ver se consegue almoçar na La Juntada, um pequeno restaurante con autentica parillada argentina. Fica no municipio de Tunuyan na área de Vista Flores, na Ruta 92 y 94 .
Comemos e bebemos muito, foi muito bom...

















Tomei conhecimento também do vinho Domain St Diego, um vinho de autor que, dizem, é um vinho puro sangre mais premiado de Mendoza. Este vinho é preparado ao som de Música clássica

Nenhum comentário:

Colaboradores