sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Amazônia, que grandeza!

Falar da Amazônia não é fácil... Imensidão é palavra mais corriqueira numa primeira tenttaiva de sugerir coisas. Se dela quisesse falar teria que escrever uns 10 textos.
Mas isso se configurará com o tempo, como alias é a característica deste blog. Devagar e sempre, compartilhando das experiência quase que no ato...
Vamos então, devagarinho, por umas coisinhas de Manaus e seus arredores.
Manaus

Fiquei usando um taxi de um cara bacana, Adriano, 92 91895955 (Vivo) e 81031572 (Tim).
Gostamos muito também de Admilsson: fone  92 91952640 (Vivo), ele usa WhatsApp com agilidade..
Taxi em Manaus é muito caro. A depender vale a pena alugar um carro, mas o trânsito é absolutamente caótico.
Observe como os motoristas de taxi dirigem mal, é uma coisa impressionante. Eles usam a faixa que divide as pistas como guia, ah ah ah, não ficam na sua faixa de jeito nenhum. Todos, todos fazem isso... Loucura!
 



Hoteis


Cesaer Bussines - Av. Darcy Vargas, 654 (bairro Chapada). Hotel caro e muito bacana. Fiquei aqui por conta de um congresso. É meio longe do centro histórico.

Indicação que me deram é o Hotel do Largo, que fica perto do Teatro Amazonas, mas é bem fraquinho e o preço salgado. Só vale pela localização. 
Na mesma localização tem o Go Inn. Fui visitá-lo e é daqueles tipo padrões e muito bem localizado.
Tem uns apartamento no térreo que eu não gosto.

No centro ficamos uma noite no Lord Hotel Manaus, mas é bem ruinzinho. Os quartos tem forte cheiro de mofo. E caro!.

Ficamos desta vez no Intercity Premium,  novinho e bom. Fica no bairro Adrianopolis. Bem perto é o Canto da Peixada (falo abaixo sobre o restaurante). 

Disseram que está bem derrubado, mas como é histórico, vale conferir o Taj Mahal, mais ou menos na mesma faixa de preço - e mio velho, pelo que dizem - e que é bem localizado. Em cima do hotel tem um restaurante que fica rodando. Eu não fui mas dizem que é bacana. Pode-se subir só para ver a vista... 

Vi referências sobre vários outros hotéis pelo centro mas nada que posso especificamente indicar. Precisamos de mais sugestões boas.

Passeios

O tradicional passeio de barco pelo Rio Negro para ir encontrar o Solimões, pode ser feito de diversas formas. Barcos grandões, barquinhos, e por aí vai.
Fiz com Cláudio (92 9154 1599 / 99514735 / 3673 5768) e foi bem bacana. Tenho boas referências de Samuel (92.8198 0141/ 9128 2234). O nosso passeio foi das 9 às 14 horas e incluímos o almoço que, não foi nada de excepcional como comida, mas foi no conjunto um belo programa.
No carnaval de 2014 fizemos o passeio no IberoStar Gran Amazon. Muito, muito bom. Vale apena. São basicamente dois roteiros, um de 3 dias pelo Solimões (o que fizemos) e outro de 4 diuas pelo Negro.

 


Visitar o Teatro do Amazonas é um espetáculo a parte. Eles são meio ruins de informações online mas tem o fone 91 36221880 e 32321768.
O Teatro é de 1800 e pouco e de uma beleza sensacional. Acontecem muitos espetáculos clássicos e populares gratuitos. Ir para a fila da porta. São justo 701 lugares!
Para espetáculos pagos, pode-se comprar ingresso no http://www.bestseat.com.br/
Na praça do Teatro, não deixe de tomar uma com um sanduíche de pernil no Bar do Armando.

Restaurantes

O mais bacana de Manaus é, sem dúvida, o restaurante Banzero (Rua Libertador, 102, bairro Adrianópolis. Fone: 92 3234162). É genial e tem um entrada imperdível, manjar dos deuses, que se chama Dadinhos de tapioca com geléia de cupuaçu e Murupi. Pegue um folhetinho que eles distribuem com o nome e uma explicação de todos os peixes da Amazônia... é bem bacana!
No Canto da Peixada, fica na rua Airão na esquina com Emilio Meira, 1677 (Praça 14). 92 3324 3021 / 3234 1066. O dono Sr. Aldenor, adora falar bem do lugar e mostrar que até o Papa já comeu por ali. Tem foto!


Bem na praça (praça de São Sebastião) onde está o belíssimo Teatro de Manaus, tem o bar do Armando, com o tradicional bolinho de bacalhau. Butecão simpático. Garçom Bob. 

Não deixe do comer o tacacá da Gisela (a primeira tacacazeira da região, uma homenagem). Tem fone: 91 8801 4901 /8803 5530 / 8803 4902. 
Tem muito mais tacacá bom em Manaus. Todo mundo sabe... 
Atrás do teatro tem um bar genial Caldeira. Cerveja maravilhosa e boa música. 

Não fui, mas meu amigo Ennio sugeriu o restaurante Calçada Alta,  bem perto do Teatro (rua Costa Azevedo, 102)

Restaurante Moranguetá. Fica perto do porto da Ceasa. Para almoço pois fica-se na beira do rio vendo o encontro das águas. É meio longe mas...

Cachaçaria do Dedé, que tem num shopping da cidade e num bar. Dizem que é muito boa.

No bairro Eldorado tem a Praça do Caranguejo, com muitos bares. Coisa de mesas na praça, cerveja e telão com futebol ou luta. Música. Nada demais...

Na av. do Turismo, é meio longe e fora, que é uma avenida nova e grande, onde estão bacanas da cidade, tem vários bares grandes. Lá tem restaurante Lenhador (Av, do Turismo, 2317 Fone: 92 99817217), um desses tipo restaurante SENAC, com tudo que é tipo de comida regional. É bacana para experimentar. De noite sempre é bem vazio, foi assim nas duas vezes que por lá passei. 

Nenhum comentário:

Colaboradores