segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Belém no Pará, tacacacaca...


Belém, a capital do grande Pará.


Tenho notas de outras vindas mas não as acho aqui. Vamos anotando logo as de agora, em pleno Carnaval de 2010. Fugimos de Salvador e o retorno à Belém é sempre uma delícia. Alguma informações foram acrescentadas em junho de 2018.

Nesse período, museus e monumentos estavam todos fechados. Vimos uma ou outra coisa. Como sempre o Teatro da Paz, a Catedral da Sé, Casa das 11 janelas onde tem um boteco - Boteco das Onze, 32248599 - simpático, com vista para o rio) e claro, o mercado Ver o Peso.
Tivemos aqui em Belém, nesse período (janeiro de 2010), o apoio da nossa querida Mazé (uma verdadeira Mazétur, eh eh eh), mas isso é só para os de casa, sorry.
De qualquer forma, seguindo essas dicas, você vai estar quase no nosso roteiro.

As Docas, que foram restauradas e viraram um complexo de restaurantes, bares e lojinhas termina sendo o lugar onde, sem dúvida, você encontra uma agitação e bastante coisa para fazer. Fica ao lado o Ver o Peso, tradicional mercado de Belém que merece uma visita com calma. Tome uma cerveja ou refri por lá e fique apreciando o rio e o povo... mano, é muito belo tempo.

Hoteis
Eu já fiquei aqui alguns hotéis.

Hotel Beira Rio, perto da Universidade Federal, na beira do rio Guamá é razoável, mas bem fora do centro. O restaurante do hotel, debruçado sobre o rio, é razoável.

Hotel Hilton, tradicional, bem em frente ao Teatro da Paz.

Hotel Regente. Decente. Av. Gov. José Malcher, 485

Restaurantes e botecos

Peixaria Amazonas, muito bom, simples e com uma deliciosa comida. Rua Municipalidade, 897 (Bairro Umarizal).
Nas Docas, Restrô das Docas (do grupo do Pomne D'Or, que tem vários bares e restaurantes na cidade) muito bom. Fone: 32123737.
O Lá em Casa é um tradicional restaurante de Belém, mas ando falando que caiu bastante. Experimente pela tradição. A matriz, ficava no centro, em uma casa que foi derrubada para a construção de mais um prédio! Como está se construindo em Belém! Ainda nas Docas, a Cervejaria Amazonas, que produz ali mesmo vários tipos de cerveja e a melhor sorveteria de Belém: Sorveteria Cairu.
Peixaria do Careca, já fui e gostei muito. Fica no bairro Condor (mais ou menos perto do Hotel Beira Rio), na rua Apinagés. Muito, muito simples mas comi um peixe muito bom.

Tomaz (Rua Visconde de Souza Franco, 996) é um desses cantinhos especiais, pois parece uma lanchonete tipo fast food e, na verdade, é quase isso só que de comia paraense. Um delicia. Como lugar não tem charme nenhum, mas vale a passada.

Quando cansar de comida típica daqui e desejar um o italiano, a Cantina Italiana é bem razoável. Fica na Tv Benjamin Constant. Comemos uma beringela ao forno que estava muito boa. Pratos bem servidos.

Visite também o Bar Ventura bom lugar de Belém para uns drinks...
Na Av. Visconde Souza Franco estão vários bares e tem um bom agito. Fomos no Doca Speto, bem decente.
Também por ali por perto o Roxy, um bar e restaurante bastante badalado e bastante antigo na cidade.

Os Tacacás são famosos aqui no Pará e conheço dois que são maravilhosos. O de Dona Maria, que fica perto do colégio Maristas (na Av. Nazaré, esquina com Quintino - fone: 91420433), das 15 às 20 horas, e o de Dona Marina, na esquina das ruas João Babi com Visc de Souza Franco, no bairro de Nazaré.
















Passeios
São vários passeios pelos rios aqui da região. Uma das agências de turismo é a Vila Verde, que tem um posto nas Docas. Alí, é escolher e conhecer. Eu não fiz nenhum desses pois fomos em família passeando pelos rios, baias, igarapés e furos. Uma exuberância de natureza.
Se conseguir um barco, tente ir ao rio Arapari, que faz parte do rio Aracarema. Lá tem a Maloca do Orlando (Fone: 91451621) que é uma delícia.



Existem outros passeios na RMS tipo a ilha de Mosqueiro, que fica a cerca de 60 km (tem ônibus comum e executivo) mas que não é lá essas coisas. Tem também Icoaraci, que fica somente a 17 km e é uma região de olárias, com belos artesanatos. Existem as lojinhas na beira do rio e as olarias propriamente dita.
Para comer já fui no restaurante na Telha, na rua Siqueira Mendes 263 - a beira mar - fone: 32270853, que foi muito bom. Em fev.2007 fui na Pexaria Jerônimos (Orla do Cruzeiro, 56 fone: 32473585) que tem uma dona não muito simpática mas um boa comida.

Nenhum comentário:

Colaboradores