Itabuna e Ilhéus ficam no sul da Bahia, na região cacaueira. Ilhéus, no litoral, é onde está o aeroporto.
Na estrada entre Ilhéus e Itabuna existe, perto da UESC (Universidade do Sudoeste) dois restaurantes especializados em Pitu. Muito bons. Faz tem que por lá não vou, mas tenho ótimas lembranças.
Itabuna
Hotel Tarik Fontes - Av. Aziz Maron, 1141 (Centro), na beira do rio. Fone: 73 32148800.
Hotel descente com apartamentos bons.
Fica do lado do Shopping Jequitibá, o sucesso da cidade!
Codornas Restaurantes, lugar decente, com uma boa carne e atendimento muito legal.
!8 km de Itabuna tem um cidade muito simpática chamada Itapé. Em Itapé vale a pena ir comer um delicioso pitu no Tonho da Égua. Funciona de quarta a domingo de dia e de noite mas sempre é bom ligar pois o simpático Tonho diz que abre qualquer hora. Fones: (73) 3248 2257 / 8846 5252
Nesse caminho tem a pequena e simpática Barro Preto.
Foi lá que aprendi com o prefeito Adriano e o fazendeiro Fernando Lima a história do Cacau Cabruca, que é o cacau plantado debaixo de mata nativa, sem destruí-la.
Barro Preto é o 2º município mais conservacionista do brasil, só perdendo para uma ilha, Ilhabela. Na fazendo do Sr Fernando, que são muitos simpáticos, a fazenda, ele e a sua esposa, comemos um delicioso chocolate com 70% de chocolate que, de fato, faz a diferença. Eles fazem parte de uma cooperativa de plantio de cacau orgânico na região.
Essa turma está exportando para a Espanha a casca do cacau cortada ao meio (e congelada) para servir sorvete de chocolate. Bacana a ideia.
Existe um site sobre cacau bem interessante: www.planetacacau.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário