terça-feira, 29 de julho de 2008

Minas Gerais, olhe bem as montanhas.

Minas Gerais, olhe bem as montanhas.

Minas é um lugar muito especial, principalmente para farras. Escrever sobre lugares em Minas é até crueldade. Entre no que você for encontrando pela frente em termos de agitinho, barzinho ou restaurante e... deve ser bom. e vai estar cheio de gente. Terminei não anotando muita coisa mas... vale umas dicas.
O título dessa postagem é curioso, pois quando na década de 70 ou 80 do século passado eu via esse plástico nos carros em Belzonte, sempre achava que era um celebração às montanhas. Pois nesse ano de 2018, hospedado no bem gostoso San Diego Suites Pamplona encontro um jornal explicando que era por conta das mineradoras que, a bem da verdade, estavam destruindo as montanhas. Triste saber que o meu encanto e celebração às montanhas da minha juventude era um grito de socorro para não permitir a destruição do meio ambiente.

Belo Horizonte

Para sair do aeroporto, que fica meio longe, recebi essas informações de Vanessa, que podem ser bem úteis:

Uber, Cabify ou 99 Taxi: solicita o carro próximo ao Terminal 2 que é o ponto que os carros podem pegar passageiros no aeroporto de Confins. Vai custar na tarifa normal uns 70 reais (março de 2018)

Ônibus conexão aeroporto no Terminal 1 que para no aeroporto da Pampulha, custa 12,70 (março de 2018).  Veja os horários aqui.

Taxi cadastrado dentro do aeroporto no Terminal 1, custa uns 120 reais (março de 2018).

Hotel

Belo Horizonte Plaza Timbiras, 1660 F.31 0800 7074 707/3247 4700 fev.07 R$162,00 muito confortável. Bem localizado. Voltei a ficar nele em ago.2018 e sempre gosto. Muito bem localizado, tem na esquina uma estação da BikeItau. BH é meio difícil para bike pois tem muita ladeira mas...
O apartamento é bom, cama boa e razoável café da manhã. Super recomendo.
A grande vantagem dele é que está do lado do terminal do Conexão Aeroporto, o ônibus para Confins.

Já fiquei também no Ibis. É o padrão básico de todos eles e sempre vale a pena. Esse de BH é bem localizado.

San Diego Suites Pamplona, um hotel na beira da lagoa da Pampulha, nada de luxuoso mas, pela localização vale e muito.

Fiquei no Frimas Pamplona Hotel, um hotel muito simples, com um café da manhã fraquinho mas decente. Com a grande vantagem de ter um ponto do ônibus de linha que vai para o aeroporto na frente. Rua Santa Rosa, 211.

Restaurante Bares

Um pecado mas esse restaurante persa (Amigo do Rei Rua Quintiliano Silva, 118 - Santo Antônio tel fax 31 32963881_ fechou definitivamente. Era bem bom.

Xapuri Restaurante - delicia de comida miniera (beira da Lagoa) complicado chegar.

Bar Maria de Lourdes
- chope próprio e muito bom.

Tinha um lugar maravilhoso (Prosanto) onde se comia um torresmo de barriga e bebia uma pinga maravilhosa. O dito foi vendido para dar lugar a um prédio (tudo igual, não?!) mas, segundo o meu cicerone Simão, o Mala & Cuia representa bem o setor...Ele fica Rua Tomé de Souza ,831 (bairro Funcionários). Fone: 3262-4110.

Bar Reciclo 1 (tem também o Reciclo 2, que fica no centro), mais do que um bar, um acontecimento... fruto do movimento de catadores de rua que passaram a reciclar e vender comidinhas, bebidinhas, ti ti tis, e muito mais.. Rua Bahia 2164 (bairro Lourdes) Fone: 32752568.

O boteco Tiradentes é muito legal, tem, claro, uma boa variedade de pingas e comidinhas boas. Bela decoração. Fica no bairro São Bento, no início da rua Kepler.

Na onda dessa maravilhosa iniciativa do Comida de Boteco, conheci o Koebes que achei muito simpático (Rua Professor Ramiundo Nonato, 31 - Horto).

Fui no Restaurate Maria das Tranças em São Francisco (Rua Estoril, 938 Fone: 31 34413708) Tem um na Svassi também (Rua Prof. Moraes, 158 (Fone: 31 32614802. Especializado em frango, bem legal. Dizem meu amigo Leo que é a melhor galinha de molho pardo de BH. A conferir.

Conheci um boteco que deixo a referência aqui pelo pitoresco: Mundo Melhor. Um treco mínimo, na verdade uma lanchonete, entre Boulevart Shopping e um bairro popular que sobrou depois da construção do shopping. Muito divertido e, dizem, com uma boa comida popular para almoço.

Lá vi um bela intervenção cultural do Renato Negrão, um artista multimídia muito louco e muito bom no projeto Paredes.

Não fui mas tenho boas referencias do meu amigo @LeoZenha no Bar, restaurante e cabaré cultural Nelson Bordello (Rua Aarão Reis, 554 - Centro - BH - em frente a Serraria Souza Pinto - Telefones: 3564-3323) Vale conferir. Site http://nelsonbordello.com.br contato: nelsonbordello@gmail.com

Fui em março de no Restaurante Fazendinha, um boteco grandão onde meus amigos Luciano e Tata são os amigos do rei. Atendido por Geraldinho, muito bom garçom, uma simpatia. Fica na Rua Izabel Bueno, 1082 - Santa Rosa, Belo Horizonte - MG, 31270-030. É na verdade um butecão, com cerveja estupidamente gelado e coisas e tais.

Vale uma visita para tomar uma no Maleta, um edifício no centro cheio de bares que reune a moçada. Lá, desde 1962, tem o Restaurante Lucas, logo na entrada que é um daqueles boteco/restaurante tradicionais de BH. Legal. Animadérrimo!




Claro, não deixe de visitar o Mercadão central e, tomar uma, em pé, nuns cercadinhos que a administração do mercado implantou para conter os bebos!!! é engraçado no sábado quando está lotado de gente!
Compras panelas, pinga e um tal queijo chamado Canastra. Todos dizem, eu nunca provei o de lá, que torresmo de barriga no Maercadãoo e o que há!
Para comer tem o Casa Cheia, que o nome já diz tem sempre fila para entrar. Mas fila anda e Eduarda, que organiza a fila, é super simpática e ágil. Tudo funciona. Pode pedir bebida esperando (mas paga logo!). Comi um Fígado com Giló, de tira-gosto (porção pequena) por 28,00. Super bem servida para dois como entrada (ago.18).




Conheci e adorei um restaurante Indiano, o Indian Gourmet, que fica na rua Alvarenga Peixoto, 585. Comi Butter Chicken (R$50,00), muito gostoso e bem servido.




No Sion tem o bar Sto Antonio (é curioso, tem um pé de cana no passeio!!!). Sempre anda por lá um cara curioso, o Blade, que faz ternos e vende uns aventais chiquérrimos

Outra referência é o Via Cristina que tem um prateleira de Cachaça. Comidinha muito da boa, moçada.  Rua cristina 1203, bairro Sto Antonio.

Comi uma entradinha no Mercearia 130, que fica na rua Bernardo Guimarães, 2267. Bar e restaurante de moçada jovem. Bonito. Na linha dos grelhados, comi um trio linguiça que estava bem gostoso. 


Tem uma casa de shows muito boa, que reúne a moçada banca de BH e sempre com shows mais bacanas e meio fora do grande circuitão. É a Autentica, rua Alagoas, 1172.


Cachaças
Minas tem uma infinidade de cachaças e aqui vai umas dicas de fontes variadas.
Aurea Custódio
Ana Rosa - gostei dessa bastante

Ouro Preto

Tanta coisa para escrever que o melhor é você ir até lá. Oh cidade gostosa!

Hotel


Fiquei agora na Pousada Solar da Opera. Bem no centro, na ladeira a 50 metros da praça Tiradentes. Rua Conde de Bobadela, 79 (Rua Direita). Muito arrumadinho e bom... Gostei... 

Desta ficamos no Hotel do Teatro, que fica ao lado da Igreja do Carmo e em frente ao Teatro Opera (que só are para visitação). É um prédio antigo, o hotel é também antigo, sem nenhuma restauração, portanto, um hotel meio mais oumenos. Só vale se o preço for bom. Um café da manhã normal, sem nada de mais. É muito bem localizado pois está ao lado da praça e da rua Direita, mas sem o barulhão de lá. O pessoal é muito simpático.

Na rua Direita, onde tem bons bares, restaurantes e buxixo, além do Solar da Ópera tem o Clássico, que dizem também ser bom.

Meio afastado desse buxixo, na rua Getúlio Vargas, tem o Solar Nossa Senhora do Rosário, que é um lindo e bem cuidado preio, com um belíssimo restaurante. Quem lá ficou diz que o hotel é muito bom também.

Restaurante

Comi no Bené da Flauta. Um lindo casarão, bem cuidado e com uma comida muito boa. É meio caro. Rua São Francsico de Assis, 32. 

Na rua da Pousada Solar da Ópera um butecão daquele bons: Barroco. Tome uma! 

Muito bom é o Caxixi, comida mineira de excelente qualidade.

O Café Gerais/Escada Abaixo é muito bom, tem boa música ao vivo em cima e bom som embaixo. Super, super bem atendido, com comida docente. Fica a rua Direita (Rua Conde de Bobadela 122)

Tiradentes

Um restaurante na cidade muito simpático (a dona é muito gentil) é o Virada do Largo

Nenhum comentário:

Colaboradores