sábado, 15 de setembro de 2007

Empadão em Pirinópolis



Em Goias, a 150 km de Brasília (DF) está essa bela cidade, antiga, histórica, desde os tempos da grande riqueza em ouro e que, hoje, é um espaço dos alternativos e de um turismo intenso.
Cidade muito charmosa que convida para uma relaxada total. Se não fosse, claro, o som que vem dos porta-malas dos carros, que como na Bahia, no Recife, ou em qualquer outro canto desse Brasil, invade a vida de todos.
Mas a viagem vale a pena.
E vale a pena mesma, comer um bocado de coisas gostosas como o famoso empadão, que você encontra em diversas lanchonetes espalhas pela cidade, e encontrei umas três delas na rua Direita.


Fiquei hospedado no Pouso do Frade, que não achei nada de espetacular mas é boa, estando muito bem localizada.

Em termos de restaurantes, Piri, como é carinhosamente chamada a cidade, pois uma boa oferta e o negócio é ir espiando as alternativas. Na rua do Lazer tem um monte de bares e restaurantes. Um deles, mais no alto da rua tem um som muito legal e uma cara bem simpática. Também recebi muito boas referências do meu colega Ronaldo, é o Le Bistrô, na Rua Direita.

Experimente uma espécie de castanha chamada Baru, que é de um árvore enorme da região e que é muito gostosa para acompanhar uma cervejinha. A história dessa sementinha é bem legal, e me foi contada por Pedro, marido de Mirza, uma colega de Goiânia. A fruta com o Baru ali dentro, cai no chão e as vacas ficam doidas atrás dela, pois adoram ficar chupando essa frutinha que tem uma camada docinha embaixo da casca. Depois dessa lambuzada, sobra uma semente de uma casca super dura e difícil de quebrar sem sem com algo muito duro e pesado. Lá dentro, depois de quebrada, aparece o tal Baru e... aproveite.

O restaurante Pirineus é um tradicional a quilo de comida goiana interessante. Sempre cheio de nativos e turistas.

Em Piri, uma das comidinhas interessantes e que tem em tudo que é canto são os tais caldos. Tem de tudo e são uma delícia.

Não fiz os famosos e pelo que contam deliciosos passeios pelas cachoeiras - que pelo que vi são muitas poraqui - pois fiquei internado em uma interminável reunião acadêmica. Mas, pelo que vi na cidade, existem várias agências que fazem os passeios, tendo uma ao lado da igreja.

Fique, para terminar, com uma mostra de imagens da cidade. Bons passeios.

Nenhum comentário:

Colaboradores