domingo, 28 de junho de 2009

Irlanda

Dublin, Irlanda, e arredores

O site do aeroporto indica os principais ônibus para sair de la para o centro da cidade que fica uns 10km de distancia.

Ônibus 16A, custa 2.20 euros, desce Camdem Strett leva direto ao Hotel Camdem de Luxe, que ficamos. Quando descer do ônibus anda para trás.
Tem uns ônibus melhores, que são o da companhia AirCoach. Tem também esse outro DublinBus, custa 6 Euros e 10 com retorno.

O bilhete com 10 viagens sai mais barato mas somente uma pessoa pode usar. É melhor comprar fora do ônibus pois ai você tem 90 minutos para andar já se pagar no próprio ônibus é somente para aquela viagem.

Uma delicia é o bairro Temple bar, vai da Meeting House Square que é o centro do agito até a Anglesea Street.
Galelery and Studios, antiga fabrica transformada em centro cultural
Project Arts Center na Essex Street - predio azul minimilastia onde acontece o Temple Bar Traditional festival - 29 janeiro a 1 fevereiro.
Há um gia Dublin´s Music Trail, onde tem um intinerário Rock´Stroll, que me foi indicado por Wanda mas eu não vi.
O bairro das docas na margem esquerda, Liffey entre Custom Jouse Quay e o começo de Bachelor Walk , possui uma série de esculturas de Famine Statues, que lembram o êxodo para os EUA em 1846. Logo depois um centro comercial tipo shopping modernoso mas bem simpático. Tomar uns café e ler um jornal pode ser uma boa.

O´Connel Street - principal avenida comercial, onde tem um enorme obelisco. Alí fica o Dublin bus para pegar os roteiros dos ônibus

Para os hoteis, sugiro alguns sites: www.irelandhotels.com, www.hideireland.com e para ver os albergues (hostels) visite www.irelandyha.org.

Um site bom para Dublin, é o Dublin Links, tem vários endereços e serviços.


Fora de Dublin
Sugtesões de Wanda. Não fomos mas parece que vale o passeio.
Malahide Vatle - 13 km mais velho castelo mediaval da Irlnada do XII, uma praia de areia fina perto da ponta.
Vale da Bayne, perto do porto de Drogheda, 43 km Newgrange, lugar funerário espetacular.
Fortaleza medieval de Trim Vale Glendaloygh, 60 km ao sul cidade monástica do seculo VI, monastéreo do XII

http://www.dublinpubscene.com/
The Event Guide - programação cultural

Hoteis

Camden de Luxe Hotel - bem simples, basicão mas com uma localização excelente. Bom preço €52.50 (casal, jun2009).

The Morgan Hotel
10 Fleet Street, Temple Bar. Cerca de 150 Euros. Não conheço, sugestão de Wanda.

Vimos, nas caminhadas um prédio com uma faxia indicando aluguel de apartamentos: StayDubli. Apresentava uns flats por €79/noite para de 3 a 7 pessoas. Super bem localizado, na beira do rio Liffey. Na verdade, vendo o site, eles tem flats em todos os cantos. A verificar!

Passamos pela frente e tinha um cara simpática do Abigal's Hotel, que fica na Aston Quay, de cara para o rio Liffey, colado com o Temple Bar.
Comer

Super simpático o Sixty6 Brasserie, que fica na South George St. Comemos um Wild Irish game stew with cumin, por 19.50 euros, que é uma maravilha. Um ensopadinho de caças. Aliás, os enspadinhos (stew) são o quento de Dublin.

The Bas Ass Cafe - 9-11 Crown Alley, Temple Bar Square

Beber
Em tudo que é lugar, na verdade. Tem música em todo lugar de todo tipo, e a toda hora. Cidade super animado, pelo menos foi o que vimos em junho de 2009. Descendo a George St, à esquerda um bom jazz, música Irlandesa e tudo mais (Shebeen Chic, no número 4 mais ou menos).
Mais abaixo um pouco, a rua já chama Wexford St (número 25) tem o Whelan's, um pub mas de verdade uma casa de shows, com atrações todos os dias. Tem 20 anos, foi criada em 1989 e é tida (tambem não sei por quem!) como uma das mais vibrante casa noturnas de Dublin. Nós adoramos. A programacao é excelente.

Bewleys Cafe
- 78-79 Grafton Street

Divertida a visita ao pub mais antigo da Irlanda, o The Brazen Head, que fica na Lower Bridge St (Dublin 8).

Passeios e visitas.

Fizemos um passeio bem legal pela costa. Pegamos o bus 7 para DunLaoghaire bay, onde tem uma marina. Foi uma delicia de passeio, num lugar super legal. Cheio de hoteis chiques inclusive.
Depois caminhe um pouco em direção ao centro e pare no pub The Purty Kitchen de Dun Laohaire (Fone 01 2843576). Comemos uns pratos de frutos do mar maravilhoso, entre 15 e 20 euros, com um bom vinho branco. Esse bar tem tambem no Temple bar mas é totalmente diferente.
Na rua Camden, numero 5, um bar de dançar muito animado, a noite rtoda (CBoy que diga!!!), Bem jovem, som alto, e super animadérrimo: Flannery's
Bar
The Dragon Bar, é um bar gay absolutamente divertido. Aliás, animadérrimo é esse aqui. Fica na George St, 64, bem ao lado do restaurante Sixty6.

Outros passeios
A
Fábrica da Guiness é uma piada. Temq ue ir mas na verdade é tudo fake! Marketing puro... mas, eu adorei...
Aproveito o embalo e vá na Destilaria Jameson, tomar uma bom uisque e ver a fábrica. Nós só tomamos o uísque no bar, eh eh eh.


Visite também a Casa de Joyce, o Trinity College e nao deixe de ir na Bilbioteca antiga. Maravilhoso.

Nenhum comentário:

Colaboradores